
Na manhã desta quarta-feira (21), a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Segurança e Defesa Civil e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMGTTRANS), realizou um importante debate sobre a responsabilidade coletiva na construção de um trânsito mais seguro e humanizado. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade civil.
Entre os participantes da mesa estavam o prefeito Joselito Gomes; o diretor do DMGTTRANS, José Agostinho; o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PE), Walker Barbosa; Sub Germana, da Autarquia de Mobilidade de Caruaru; Ângelo Fernando, da Polícia Rodoviária Federal (PRF); 1º Tenente Melo, representando a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pernambuco; o médico Rosivan Sebastião, do SAMU; e o comandante da Guarda Civil Municipal, André Paiva.
Durante o encontro, foi apresentado o vídeo oficial da campanha Maio Amarelo 2025, que neste ano adota o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito, visando à redução de acidentes e preservação de vidas.
O público presente foi composto por secretários municipais, executivos de Gravatá, representantes de centros de formação de condutores, além de integrantes da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil e de órgãos de segurança como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e SAMU.
Segundo Ângelo Fernando, representante da PRF, a presença da corporação em eventos como este reforça o compromisso com a conscientização: “Sabemos que o trânsito mata mais do que muitas guerras pelo mundo. A campanha busca exatamente mudar comportamentos para que tenhamos um trânsito mais seguro. Ficamos satisfeitos em perceber que a mensagem foi assimilada pelo público.”
Walker Barbosa destacou os avanços de Gravatá no setor: “Desde 2021, a cidade está integrada ao Sistema Nacional de Trânsito e vem realizando um trabalho cada vez mais eficiente. A promoção de eventos como esse é fundamental para demonstrar à sociedade não só o que está sendo feito, mas a relevância dessas ações, refletindo na mobilidade e na redução de acidentes.”
O prefeito Joselito Gomes reforçou a importância da educação como base para mudanças positivas: “Educar é fundamental, inclusive para o trânsito. Cada pessoa precisa fazer a sua parte para termos uma convivência respeitosa e pacífica. Esse esforço deve alcançar escolas, entidades e toda a sociedade. Parabenizo o diretor Agostinho e toda a equipe pela condução desse trabalho.”
A Prefeitura de Gravatá reafirma, com essa iniciativa, o compromisso com políticas públicas que promovam segurança e qualidade de vida no trânsito, alinhando-se aos objetivos do Movimento Maio Amarelo.