
O prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos Xukuru (Republicanos), junto com vereadores e servidores municipais, foi tornado réu no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) após denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), aceita na última sexta-feira (25). O grupo é acusado de envolvimento em crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.
De acordo com a investigação, o prefeito seria o principal articulador de um esquema que manipulou ao menos 15 processos licitatórios, gerando um prejuízo estimado em R$ 15.710.135,20 aos cofres públicos. As irregularidades teriam ocorrido entre janeiro de 2021 e setembro de 2022.
Além de Cacique Marcos, também são réus os vereadores Jucenildo José Simplício Freira, conhecido como Sil Xukuru (PT), e José Maria Alves Pereira Júnior, chamado de Pastinha Xukuru (PP), que já presidiu a Câmara Municipal. A lista de acusados inclui ainda dez funcionários públicos e empresários locais.
A decisão foi proferida pelo juiz Leon Elias Nogueira Barbosa, da Vara Criminal da Comarca de Pesqueira. A investigação faz parte da Operação Pactum Amicis, conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco. Em meio às apurações, o prefeito foi afastado do cargo no início deste mês. Na época, ele se defendeu alegando ser alvo de perseguição política e reafirmou sua inocência.