.wpb_wrapper{width:auto;height:auto} /*# sourceURL=amp-custom.css */ 3c6o2x

Polícia Federal erradica mais de 430 mil pés de maconha em operação no Sertão de Pernambuco 5k6s2q

Entre abril e maio de 2025, ação integrada destruiu 69 roças e duas toneladas da droga pronta para consumo

A Polícia Federal, por meio da Delegacia em Salgueiro, intensificou as ações de combate ao tráfico de drogas no Sertão de Pernambuco e erradicou, entre os dias 1º de abril e 14 de maio de 2025, cerca de 434 mil pés de maconha, distribuídos em 69 plantações. Durante a operação, também foram destruídos aproximadamente 2.200 quilos da droga já pronta para o consumo.

A ação faz parte da estratégia da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), com apoio da Superintendência Regional da PF em Pernambuco, visando reduzir a oferta da droga na região.

Caso os plantios tivessem sido colhidos e processados, estima-se que resultariam na produção de até 144 toneladas de maconha para o mercado ilegal.

Os plantios foram localizados em municípios como Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim, Serra Talhada (em Pernambuco) e Manaíra (na Paraíba), a partir de levantamentos prévios da Polícia Federal. A operação contou com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo policiais civis, militares, bombeiros e agentes penais, além do uso de duas aeronaves — uma do Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social e outra da Coordenação de Aviação Operacional da PF. Os agentes atuaram em missões terrestres e fluviais, com o auxílio de botes infláveis.

As autoridades acompanham de forma contínua o ciclo de cultivo da cannabis para impedir que a colheita e secagem da droga possibilitem sua comercialização. Segundo a PF, essas ações têm contribuído para o desabastecimento de pontos de venda de entorpecentes em Pernambuco e em outros estados do Nordeste, impactando diretamente a criminalidade associada ao tráfico.

A repressão ao cultivo local também tem provocado um aumento na entrada de maconha proveniente do Paraguai, como revelam os dados recentes de apreensões feitas pela PF.

Balanço dos anos anteriores:

  • 2022: 1,6 milhão de pés erradicados, 320 toneladas deixaram de ser produzidas, 5 toneladas apreendidas e 320 plantações destruídas.
  • 2023: 618 mil pés erradicados, 124 toneladas evitadas, 168 plantios destruídos.
  • 2024: 1,37 milhão de pés erradicados, 475 toneladas deixaram de ser produzidas, 260 plantios destruídos.

Prefeitura de Gravatá realiza terraplanagem e manutenção viária no Jardim Petrópolis 653p39

Prefeitura de Gravatá realiza desentupimento de rede de esgoto na Rua Desembargador Pedro Martiniano Lins 29712v

Mutirão de limpeza intensifica ações na Perimetral Urbana de Gravatá 704o3d

Léo do Ar oficializa pré-candidatura a deputado estadual com apoio de lideranças nacionais 1144s

Chã Grande promove cursos gratuitos para mulheres em parceria com o Instituto Saberes 3j4d2w

spot_img
Sair da versão mobile