
O prefeito de Pesqueira, Marcos Luídson, conhecido como Marcos Xukuru, foi alvo de uma operação da Polícia Civil de Pernambuco deflagrada nesta quinta-feira (3), que investiga suspeitas de corrupção na gestão pública. A Justiça expediu um mandado de afastamento do cargo, além de outras medidas cautelares.
Batizada de “Pactum Amicis”, a operação cumpriu ainda um mandado de prisão, 15 de busca e apreensão e bloqueios de bens em Pesqueira, Alagoinha e Arcoverde. As investigações começaram em abril de 2022 e miram uma organização criminosa envolvida em fraudes em processos licitatórios e lavagem de dinheiro.
Segundo informações da Polícia Civil, os alvos têm ligações com irregularidades ocorridas durante o período em que Marcos Xukuru exercia a função de secretário municipal, antes de assumir a prefeitura.
Em nota, a istração municipal afirmou que o prefeito não possui relação com os fatos investigados e classificou as acusações como “infundadas”. A prefeitura também alegou que o afastamento representa um ato de perseguição política e que já está adotando medidas legais para reverter a decisão judicial.
Apesar da operação, o governo municipal garantiu que os serviços públicos seguem funcionando normalmente e que não houve qualquer citação formal à Prefeitura de Pesqueira até o momento.