
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de “Perigo Potencial” para acumulado de chuvas em mais de 30 municípios de Pernambuco. O aviso, que teve início na manhã desta quinta-feira (15), é válido até às 23h59 da sexta-feira (16), e prevê precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, o que pode causar alagamentos pontuais e pequenos deslizamentos em áreas de risco.
As cidades atingidas estão localizadas principalmente nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e parte do Agreste. Entre os municípios sob alerta estão Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Barreiros, Carpina, Igarassu, Gravatá, Bezerros e Escada, além de diversas outras localidades que também devem ficar em estado de atenção.
De acordo com o INMET, o risco é considerado moderado, mas exige precauções. As autoridades recomendam à população que evite enfrentar o mau tempo, desligue aparelhos eletrônicos durante as tempestades e esteja atenta a sinais de movimentação de terra em encostas.
A Defesa Civil orienta que em caso de emergência, moradores devem acionar os canais oficiais de socorro pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A população das áreas atingidas deve acompanhar os comunicados oficiais e redobrar os cuidados com segurança, principalmente em regiões propensas a alagamentos ou deslizamentos.
CIDADES EM ALERTA DE CHUVA:
- Abreu e Lima
- Água Preta
- Aliança
- Amaraji
- Araçoiaba
- Barra de Guabiraba
- Barreiros
- Belém de Maria
- Bezerros
- Bom Jardim
- Bonito
- Buenos Aires
- Cabo de Santo Agostinho
- Camaragibe
- Camocim de São Félix
- Carpina
- Casinhas
- Catende
- Chã de Alegria
- Chã Grande
- Condado
- Cortês
- Cumaru
- Escada
- Feira Nova
- Ferreiros
- Gameleira
- Glória do Goitá
- Goiana
- Gravatá
- Igarassu
- Ilha de Itamaracá
- Ipojuca
- Itambé
- Itapissuma