FALE CONOSCO
spot_img

Filme rodado em Recife conquista prêmios históricos no Festival de Cannes 2025

Wagner Moura é o primeiro brasileiro a vencer como melhor ator; Kleber Mendonça Filho conquista prêmio inédito de melhor direção desde Glauber Rocha.

COMPARTILHE
Foto: divulgação

O cinema brasileiro fez história no Festival de Cannes 2025 com o filme “O Agente Secreto”, rodado em Recife. O ator Wagner Moura foi premiado como melhor ator, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar esse reconhecimento no evento. Kleber Mendonça Filho, diretor da obra, também foi laureado, recebendo o prêmio de melhor direção — um feito inédito para o Brasil desde a consagração de Glauber Rocha.

Apesar das vitórias expressivas, “O Agente Secreto” não levou a Palma de Ouro, principal troféu do festival, que ficou com “A Simple Accident”, dirigido por Jafar Panahi. Ambientado na década de 1970, o filme brasileiro narra a trajetória de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que retorna a Recife para reencontrar o filho caçula, enfrentando os riscos impostos pela ditadura militar.

Esta foi a primeira vez que o Brasil conquistou dois prêmios em uma mesma edição do festival. Durante a cerimônia, Kleber Mendonça Filho dedicou a conquista ao público brasileiro, com destaque para Recife e Pernambuco. “Queremos que esse filme esteja nas salas de cinema, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme, na verdade”, afirmou.

O diretor também subiu ao palco para receber o prêmio em nome de Wagner Moura, que não pôde comparecer à premiação. “Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Espero que ‘O Agente Secreto’ traga muitas coisas boas a todos”, declarou Kleber.

Estreado no festival no dia 18 de maio, o longa-metragem foi ovacionado por cerca de quinze minutos e recebeu elogios da imprensa internacional, que classificou a obra como um “thriller maravilhoso”, “obra-prima” e “monumental”.

Clebson Amsterdan confirma retorno ao rádio em Gravatá e comandará o Jornal da 98 a partir de 2 de junho

Clima FM a a se chamar 98 FM e anuncia reformulação completa sob nova gestão em Gravatá

Colisão na BR-104 deixa um morto e outro gravemente ferido na zona rural de Caruaru

Dupla tentativa de homicídio deixa barbeiro em estado grave em barbearia no Recife

Yamaha lança nova Factor DX 150 no Brasil com autonomia de até 700 km; 45 km por litro

spot_img