
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que poderá participar da manifestação marcada para o próximo dia 7 de maio em Brasília, em apoio à anistia dos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro de 2023. A declaração foi feita em uma chamada de vídeo com apoiadores, divulgada pelo portal Metrópoles.
Apesar de ainda estar internado no Hospital DF Star desde o dia 13 de abril, Bolsonaro revelou a intenção de comparecer ao ato, que ocorrerá próximo à torre de televisão da capital federal. Ele ou por uma cirurgia de 12 horas para tratar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, e ainda não tem previsão de alta, segundo o boletim médico mais recente.
Durante a conversa, Bolsonaro afirmou esperar que até o fim de semana consiga retirar os equipamentos médicos e iniciar uma alimentação normal. “Mais uma semana em casa e eu volto à normalidade. Acredito que pelo menos lá na torre eu me faço presente, se estiver bem”, afirmou.
O ex-presidente também pediu que a manifestação seja pacífica e destacou que o objetivo não é criar confrontos. “Não vamos pegar pesado em cima de ninguém”, declarou. Segundo ele, a expectativa de público é modesta: “Umas 2 mil pessoas, é mais do que suficiente”, disse.
Este será o primeiro ato bolsonarista em Brasília desde os ataques do 8 de Janeiro, quando os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto foram invadidos por manifestantes que não aceitaram o resultado das eleições de 2022. A manifestação visa pressionar a Câmara dos Deputados a votar um projeto de lei que propõe anistia total aos envolvidos nos ataques.